Anúncio

Cacena! no Facebook

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Erros comuns da linguagem!

    Sou daquelas pessoas que insiste em corrigir frases/palavras mal ditas! Eu próprio me engano, claro, mas faço questão de parar uma conversa se a palavra foi mal proferida segundo o português correcto, manias!
    Mesmo por causa disso, venho-vos trazer alguns dos erros mais utilizados pela população. Manias que as pessoas ganharam e hão-de continuar a utilizar, por mais parvo que isso seja!
    Ei-los:


    1) "Subir para cima" - Se é "Subir", é normal que seja para cima! Sinceramente nunca vi ninguém dizer "Subir para baixo". Este resulta também para o descer para cima.


    2) "Elo de ligação" - Se é "Elo", tem de ser de ligação, senão era ARGOLA! Para uma argola ser promovida a ELO, tem ligar alguma coisa a outra coisa!


    3) "Ah só falta o acabamento final" - Acho que não é preciso comentar. Sé é ACABAmento, é final. Não existe acabamento semi-final ou acabamento quartos de final!


    4) "Tenho a certeza absoluta" - Este é clássico! Certeza absoluta! Pfff...Tão clássico que até eu o uso! Mas se alguém tem a certeza, tem a certeza, claro que é absoluta!! ABSOLUTA SINTÉTICA ANALÍTICA!!! TUDO!!


    5) "Número 7, 8, 9 e 10 inclusive" - A pessoa ao ouvir isto aos poucos pensa: "o 7 ok, e o 8 sim, 9 hummm, e o 10 também... também!! Estúpido!


    6) "Divide isso em duas metades iguais" - Duas metades iguais?!? Uma unidade: 100% ; Metade: 50%. SEMPRE 50%!! Uma metade é sempre igual à outra metade!!!


    7) "Parte isso em 3 metades" - Muito parecido ao anterior mas...NÃO EXISTEM 3 METADES!!!


    8) "Se não quer ir por aí, tem outra alternativa" - Se é "alternativa", é OUTRA! Se não fosse outra era a mesma, se fosse a mesma não era ALTERNATIVA!! (Não aplicado a todos os sentidos)=p


    9) "O senhor terá de comparecer pessoalmente" - Se tenho de comparecer é PESSOALMENTE!!! Já viram alguém a comparecer por e-mail? Olhe o senhor para se inscrever terá de comparecer por carta, leve casaco pois faz frio dentro do marco do correio! AAAAAH PA!


    10) "Todos foram unânimes" - Numa pirâmide de sinónimos: ninguém, poucos votos, muita escolha, a maioria, unânime! Unânime são todos!!!


    11) "Tens de encarar as coisas de frente!" - Encarar... de frente.. Dá para encarar de costas? Não, isso seria "encusar" sei lá!


    12) "Isso é um facto real!" - Um facto real? Não será um facto real que aconteceu e realmente existiu? Não bastava só "Isso é um facto"? 


    13) "Foi uma surpresa totalmente inesperada!" - Foi surpresa, surpreendeu e eu não estava à espera! Sinceramente, e dó?


    14) "Gritar alto!" - A partir do momento em que se grita, tem de ser alto!! "Epa, esse grito foi muito baixo" - ENTÃO NÃO FOI GRITO!!


    15) "Dei uma volta de 180º" - Isso é meia volta! Uma volta conta com o acto de regressar ao local de partida, logo, uma volta é de 360º!


Estas aqui não contam com os célebres "És mesmo tu?" ou "Querida, estás a dormir?" ou "Estás aqui?"...

5 comentários:

  1. Ainda hoje me disseram "Lá estás tu a implicar com os erros de Português" :D

    ResponderEliminar
  2. Hehehe mais uma boa Cena.
    Mas devo de dizer que não concordo contigo em certo aspectos.
    Há expressão em que ideia é repetida a fim de reforçar a ideia principal "Subir para cima", "Elo de ligação" ou "Tenho a certeza absoluta" são, a meu ver, exemplos disso.
    Mas onde está totalmente errado é na expressão "Tens de encarar as coisas de frente!" como existem pessoas com cara de cu, não se sabe se têm de encarar de frente ou de trás, devendo ser especificado em que sentido.
    :)

    ResponderEliminar
  3. Sim Vasco, são pleonasmos! Mas o pleonasmo só fica bem na literatura, poemas e afins... Agora dizer que vou sair pra fora?? É escusadito não?

    ResponderEliminar
  4. Podes estar em cima de uma mesa e descer para cima da cadeira... ;)

    ResponderEliminar
  5. Sinceramente, tenho a certeza absoluta que você é um pouco burra

    ResponderEliminar