A mim, pessoalmente, foi-me ensinado que qualquer número elevado a 0 é igual a 1!
Mas isto é a minha opinião, vamos perguntar ao pessoal dos números...
Reparem no que aconteceu quando eu perguntei "Quanto é
Estudante inteligente:
E.I.: Já sei!
E.I.:
Estudante ainda mais inteligente:
E.A.M.I.: Assim está errado, não podes dividir por 0 como fizeste no último passo, portanto a resposta é:
E.A.M.I.:
E.A.M.I.: Substituindo o x por 0, e visto que 0x0 é 0, chegamos à conclusão que
O estudante mais inteligente de todos:
E.M.I.T.: Assim também não funciona, porque se
E.M.I.T.: Por isso no teu terceiro passo também fazes a divisão por zero, errado!
E.M.I.T.: Em vez disso podemos olhar para a função
=
=
=
=
=
=
=
= 1
E.M.I.T.: Então, como
Professor Universitário:
P.U.: Mostrar que
se aproxima de 1 como um valor positivo a descair para o 0, não prova que
.
P.U.: O facto de a variável x ter um valor próximo de zero é diferente de ser exactamente 0.
P.U.: Desta forma prova que
é um valor indefinido, não tem valor!
Professor de Cálculo Avançado:
P.C.A.: Para todo o
, temos 
P.C.A.: Logo, 
P.C.A.: Isto é quando o x se aproxima de 0 (mas continua positivo),
fica
.
P.C.A.: Por outro lado, para número reais y se
, temos 
P.C.A.: Logo P.C.A.: Então, vemos que a função
tem descontinuidade no ponto (0,0).
P.C.A.: Em particular, quando nos aproximamos desse ponto pelo eixo das ordenadas, temos 
P.C.A.: Mas se aproximarmos desse ponto pelo eixo positivo das abcissas, temos 
P.C.A.: Quero dizer com isto que o valor de
vai depender da direcção que tomamos o limite. Isto significa que não há forma de definir
de forma a que a função
seja contínua no ponto (0,0).
Matemático:
M.: Zero elevado a zero é 1. Porquê? Porque nós dizemos que sim! Não, é porque é mesmo verdade.
M.: Vamos considerar o problema em definir a função
M.: Há tantas definições que nos dão resultados idênticos, por exemplo, uma idéia é usar para nossa definição o seguinte:
M.:
M.: Esta definição extende-se desde os negativos inteiros até aos positivos. Logo se y for 0, temos
M.: Vês, já provei que
M.: Podemos tentar outra. Por exemplo, supõe que decidimos definir
M.: Por palavras, significa que o valor de
M.: Interessante, usando esta definição, podemos ter
M.: Então, vamos ver que
M.: Garantidamente, esta definição que fizemos agora parece estranha mas vai de acordo ao senso comum do que
M.: Então qual destas 2 definições está certa? O que é o
M.: O valor de
M.: A nossa intuição sobre o valor de
Eu.: Então se é assim, porque é que os matemáticos dizem com todas as certezas que
M.: Bem, acho que é porque dá mais jeito. Algumas fórmulas mais "importantes" ficam menos agradáveis se em vez de 1, nós usássemos o
M.:Por exemplo veja o Teorema Binomial que diz o seguinte:
M.:
M.: Desta forma se colocarmos o a=0, assumindo que
=
=
=
M.: Onde digo que
M.: Por isso, se
M.: Se nós usássemos o
M.: Há mais razões pela qual usamos o valor 1, mas chegamos sempre à mesma conclusão se as explicasse - É preferível o 1 aos outros resultados todos, para alguns teoremas baterem sempre certo, assim é mais natural e correcto para a matemática.
O resultado não é o mais correcto, é o certo!
- Deixo a pergunta, como é que ainda há gente que não gosta de matemática...
adorava ser nerd...
ResponderEliminarTambém não percebo juka... São gostos... Não se discutem... É a mesma coisa que dizer: Não existe Bem ou Mal... Existem opiniões e perspectivas... ;)
ResponderEliminarpuxei te o bichinho de retomares o teu blog, n foi? n podes ver nada... :)
ResponderEliminarNerd é pouco para mim, sou mais que isso ahahah xD
ResponderEliminarOh Dantas nem mais nem menos, puxaste-me mesmo o bichinho xD
Dá erro!
ResponderEliminarFica claro no texto que é indeterminado! !!
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