Anúncio

Cacena! no Facebook

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Sonhos Lúcidos - A explicação



O sonho é uma cena...Entrares numa outra realidade, que afinal de contas não é real... mas parece! E às vezes tens consciência de que é tão real, que não pode ser um sonho, mas é! Aí confundes-te todo, até acontece tu parares e pensares: "Espera lá, isto não pode ser verdade, eu estou mesmo a ter um sonho!"

Nunca te aconteceu? Estares a sonhar e aperceberes-te de que estás num sonho? Depois até ficas admirado porque te apercebeste disso e mesmo assim não acordaste! Aí tomas controlo do sonho, fazes o que queres e bem te apetece, mesmo sabendo que aquele mundo não é real...
A isso, meu menino, chama-se sonho lúcido!

Stephen LaBerge (na imagem), um conhecido investigador do assunto e fundador do Instituto de Lucidez, definiu o sonho lúcido como "sonhar enquanto sabemos que estamos a sonhar".

Os sonhadores lúcidos normalmente descrevem os seus sonhos como animados, coloridos e fantásticos. Muitos comparam esses sonhos a uma experiência espiritual e dizem que este facto mudou a sua maneira de viver ou a sua percepção em relação ao mundo em que vivem. Embora seja difícil obter um conhecimento claro e coerente sobre as diversas interpretações destas experiências, a veracidade dos sonhos lúcidos é cientificamente verificada! Pode ser classificada como uma protociência, até que haja um maior conhecimento científico sobre o assunto.

Várias universidades continuam as pesquisas neste campo, aperfeiçoam técnicas e aprendem mais sobre os seus efeitos. Até ao momento, não existem casos em que seja relatado que algum sonho lúcido tenha causado qualquer tipo de dano em qualquer nível, seja este psicológico ou fisiológico. No entanto, seria muito difícil de determinar se alguma forma de sonho lúcido poderia anular algum benefício porventura recebido através de um "sonho normal".

Nos sonhos lúcidos podemos voar, criar ambientes que sempre sonhamos em estar, podemos ser ricos, pobres, o que quisermos, basta termos controlo sobre eles.

Nos sonhos normais, nunca percebemos que estamos a sonhar: acreditamos sempre que estamos acordados e siga fugir dos perigos, preocupar em resolver problemas, aproveitar o facto de ser famoso,  temer as reacções das pessoas e animais com os quais estamos a sonhar... No sonho lúcido, e se já o vivenciaste sabes do que estou a falar, esta falta de discernimento não existe. Tu compreendes que estás a sonhar e ages de acordo com essa compreensão!

Paralisia do sono

Existem níveis de sonho lúcido no qual tu consegues controlar o sonho como um todo de forma tão realista que perdes a noção do que é real e do que é sonho: "não se sabe distinguir se está a dormir ou acordado"

Algumas pessoas relatam que, às vezes, sofrem uma paralisia corporal ao deitarem-se para dormir. Dizem que perdem os movimentos e a capacidade de falar, ficam com o corpo pesado e rijo, preso à cama... ouvem vozes, passos, vêem cenas estranhas ou pessoas e desesperam completamente!


Como no geral, a nossa cultura (ocidental) não contém muitas experiências no campo do inconsciente, a maior parte da comunidade não está preparada para experiências desta natureza. Como resultado, alguém que atinja a paralisia do sono termina sem saber o que fazer, eventualmente ficam cheias de medo! Alguns experimentam intenso terror, supondo que estão a ficar malucos ou prestes a morrer! Outros, supersticiosos, crêem que o diabo os persegue e até que os sufoca. Meus meninos, o medo deve-se ao desconhecimento!

Para explicar melhor e mais resumidamente a paralisia do sono, é um estado nada usual de consciência no qual atingimos (lúcidos disso) a fronteira entre o "estar acordado" e o sonho! Por outras palavras, a nossa consciência entra num ponto de limite entre o mundo vígil (consciente) e o mundo onírico (sonho).
Não confundir a paralisia do sono, que é inofensiva, com a narcolepsia, que é um distúrbio!

Durante a paralisia do sono, estamos às portas do outro universo, o do sonho, o universo onírico! Nesta fase, podemos reverter o processo ou dar-lhe continuidade!
Se nos aterrorizarmos com a impossibilidade de movimento e as percepções alteradas, revertemos o processo!
Se nos mantivermos tranquilos e permitirmos que o processo natural de sono tenha continuidade, teremos a experiência fantástica do sonho lúcido - experiência cobiçada por muitos - alguns dos quais tendem a não acreditar na sua existência!

Posso forçar um sonho lúcido?

Podes! E isso é o mais brutal!
O sonho, lúcido ou não, é fruto da tua imaginação... então, tu próprio podes 'enganar' o teu cérebro e forçá-lo a ter sonhos lúcidos!


Posso-te mostrar graficamente o que será um sonho normal:

- Estavas lúcido e perfeitamente consciente - portanto, Acordado!
- Começas a entrar no teu subconsciente e perdes toda a lucidez!
- E assim te mantens!

Mas o que nós queremos não é isso!
É isto:

- O que nós queremos é entrar no subconsciente da mente sem perder muita lucidez!
- Mas também não queremos ficar demasiado lúcidos no subconsciente, senão acordamos!
- Aquele limite é o certo, se é que me entendes!

Há muita gente a tentar fazer isto e nas primeiras vezes que tentam apenas adormecem num sono profundo, só isso! Para conseguir dominar bem isto, pode levar meses ou anos, mas há um truque! =)

Usar um dispositivo tão simples como...UM TEMPORIZADOR!!

Yap, é isso mesmo! Vamos enganar o nosso cérebro com um temporizador!
Atenção que até na tua primeira experiência com isto, podes conseguir logo ter um sonho lúcido!


Está provado que assim que entramos num estado de trance e nos é retirado esse estado por pouco tempo, da próxima vez que entrarmos será mais profundamente, e da próxima ainda mais! Com isto quero dizer que vamos acordar assim que entrarmos no estado trance, depois entramos novamente e acordamos novamente... 

No ponto "4. Beep" é quando usamos o temporizador para nos acordar a mente. O melhor é que o temporizador se desligue logo sozinho. Se não mexermos o corpo é perfeito!

O objectivo é programar o temporizador para que te acorde (a mente) minutos depois
Passado um pouco adormeces, e quando adormeceres, passado um pouco o temporizador toca mais uma vez e desliga!
Depois de algumas repetições, a tua mente cria uma rede de segurança (Timer safety net) para caíres no sono profundo mas ao mesmo tempo entrares no subconsciente.

Isto é o que se chama de Fraccionamento Hipnótico, quando
- Sais e entras do estado de trance repetidamente;
- a cada ciclo, faz com que entres no próximo estado mais profundamente.

Posto isto, se acordares umas 4 ou 5 vezes numa hora (sem mexeres o corpo), podes entrar em paralisia do sono e posteriormente num sonho lúcido!

Opções do temporizador:
O primeiro intervalo de 8 minutos é usado para relaxar o corpo

Depois disso, vem um pequeno intervalo que depois começa a subir até chegar aos 20 minutos

Assim que chegares aos 20 minutos, o teu subconsciente estará à espera de outro beep nos próximos minutos. Para evitar o choque, o teu subconsciente estará alerta nos próximos 6-12 minutos
Com a mente alerta e o corpo a dormir, tens tudo para entrar num sonho lúcido!

Os últimos Beeps são com o objectivo da tua mente não adormecer demais, para continuares a sonhar lucidamente.

Há maior probabilidade de teres sonhos lúcidos, quando a tua mente já descansou o suficiente. Por isso, se queres ter sonhos lúcidos já esta noite, experimenta o seguinte:

1 - Deita-te às 21h
2 - Acorda às 4h30
3 - Mantém-te acordado, evita a luz, e deita-te às 5h15
4 - Volta para a cama e tenta adormecer - Activa o temporizador
5 - Com sorte e se fizeres os passos todos correctamente, aproveita o controlo!

3 comentários:

  1. Hiiii:)
    Quero apenas dizer que inclui o teu blog no meu primeiro selo de blogs interessantes e que me inspiram *
    Caso tenhas curiosidade em ler, aqui está o link :)

    http://littlepartbiglove.blogspot.com/2011/03/primeiro-selo.html

    Um beijinho, Bárbara *

    ResponderEliminar
  2. Ricardo,

    Belíssimo esse teu post!

    Eu costumo ter sonhos lúcidos. Em média, três vezes por mês.

    Abraços,

    ResponderEliminar
  3. Eu tenho vários por mês... Mas adoro aquela parte em pensas que sabes que estás a sonhar e entretanto o consciente leva-te outra vez e ficas na dúvida e depois parece que tá ali uma batalha de análise de factos entre o consciente e o subconsciente... Normalmente é quando a porta que divide os dois "mundos" está aberta ou entreaberta... E já alguém se questionou porque é que nunca sabemos o princípio do sonho e só nos apercebemos do sonho quando já estamos no meio da acção com pessoas que nunca vimos mas que conhecemos como se fôssemos amigos de longa data?

    ResponderEliminar